PET- Um Compromisso com o futuro
Jovens confusos; em busca de um caminho certo para o sucesso profissional.
Jovens incertos do que ser; diante de tantas opções hoje, oferecidas.
Alguns talvez chegassem a pensar em colocar "a cara a tapa" e ser aquilo que sonha; outros em ser aquilo que o mercado de trabalho exige.
E poucos ousaram em "tentar" conciliar o que se quer com o que se pede.
E num grupo escolhido por seus defeitos e qualidades; objetivos e sonhos, encontrarmos estes mesmo jovens, os confusos e incertos, os acanhados e atrevidos para fazer parte do PET (Programa de Educação para o Trabalho), um programa que pode ser visto como um eixo para nossa qualificação profissional.
Eu, junto com meus colegas, integrantes desse grupo; temos o principal objetivo de alcançar nossas metas; descobrir e conseguir conciliar uma profissão mais cabível diante das mudanças ao nosso redor e através do PET, reforçar nossa identidade.
Um grupo de jovens com idéias a serem exploradas, com metas a serem compridas, opiniões a serem respeitadas e acima de tudo; jovens com identidades diferentes, o que nos trás uma troca de informações favorável ao nosso crescimento pessoal e profissional. Pois além das experiências trocadas entre si; o convívio social com pessoas “aparentemente” desconhecidas também é algo que nos benéfica.
Do dia 8 ao dia 12 de fevereiro, foi a primeira semana do convívio desse grupo que espera tanto de si e do mundo.
O princípio todos ficaram tímidos, mas no decorrer da semana afinidades foram conquistadas, assim familiarizando o meio ambiente.
Pois durante a semana dinâmica foram realizadas, onde o objetivo era envolver os jovens.
E hoje, já notamos diferenças em relação ao primeiro dia; há comunicação, companheirismo e até aquelas pessoas mais tímido se soltou; não muito; até porque é certo reforçar a frase: “um passo de cada vez”. E assim, nós jovens vamos formando a nossa identidade aprendendo a focar nas prioridades benéficas e trocando experiências.
O agora, o que o PET espera da gente além da responsabilidade e comprometimento com o programa? Penso que nada além de que conseguirmos num futuro próximo uma estabilidade profissional e espera junto com isso que nós jovens possamos superar as nossas próprias expectativas.
Texto escrito por: Natane Alves dos Santos