Todo contador pode ser um administrador,mas um administrador não pode ser um contador

quarta-feira, 31 de março de 2010



Entrevista com Carlos


Nesta semana realizei uma entrevista com o Carlos contador formado, mas atua no setor administrativo do SENAC.Com base nas informações obtidas descobrimos que para ser um contador é preciso gostar muito de números, saber se relacionar com pessoas, pois ser um contador não é apenas controlar o patrimônio de um empresa e sim controlar, gerenciar, demonstrar como que esta a situação financeira de uma empresa.
Um contador é responsável pela escrituração das contas,calculo de imposto,entre outras obrigações.Se uma empresa possuir irregularidades em sua contabilidade, o contador responsável responderá junto com a empresa juridicamente.
Para se formar um contador é preciso cursar a faculdade de ciências contábeis, dentro desta abrirá um leque de opções de especialização, como por exemplo:comercio internacional, gestão empresarial, fiscalização, auditoria entre outras. Em média leva-se dez anos para chegar ao auge da carreira, esta é uma profissão bem remunerada e com farto campo de trabalho, pois um contador pode trabalhar em diversas áreas.
Toda e qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, é obrigada a possuir contabilidade.
Não é necessário ficar restrito a uma empresa, o profissional pode possuir seu próprio escritório e oferecer consultorias.
Lembrando que é essencial possuir duas línguas como inglês e espanhol.
Por :Tamires

11 comentários:

rodrigo disse...

Senhora Tamires.

Há um equívoca acerca do título de seu post.

Um administrador, e entende-se como administrador aquele que possui bacharelado em administração de empresas e registro no CRA, é o profissional de uma profissão regulamentada. Para tanto não pode um contador ser Administrador pois este não possui graduação em administração e tão pouco registro no órgão competente. Neste sentido o Administrador é um substantivo que referencia o profissional de uma profissão regulamentada. Se seu título se refere ao contador quanto um administrador (Adjetivo), que acredito não ser o sentido, aí sim estaria correto.

Como exemplo disso reflita consigo mesma:

Um contador sabe realizar planejamento estratégico de Marketing?;
Sabe fazer análise mercadológica?;
Sabre realizar planejamento estratégico na área de gestão de pessoas (Clima organizacional, análise de funções, etc.);
Sabe realizar gerenciamento de cadeia logística?
como vemos o Contador não pode ser um Administrador(Substantivo) e sim um administrador (adjetivo).

De tal forma que o Administrador pode ser um Contador (Adjetivo - aquele que conta algo, números, histórias etc) mas não pode ser um Contador (Profissional graduado e registrado em CRC).


Atenciosamente

Anônimo disse...

Pq dizem que um contador pode ser um admistrador,
mais um admistrador nao pode ser um contador?

SEM CONTABILIDADE NADA FUNCIONA! disse...

a contabilidade existe para fins de controle e planejamento
então sem contabilidade um administrador passa fome! não vive! não faz planejamento de marketing, não faz análise mercadológica etc.
um contador pode sim fazer isso desde que estude é claro
mas isso não significa que ele precisa ser FORMADO em administração, ou seja, ele não precisa passar 4 ou 5 anos nos bancos da faculdade. basta ele estudar,basta ele buscar a informação!
agora um administrador, mesmo que saiba fazer uma perícia contábil, uma auditoria, etc.não pode fazê-lo pois não é FORMADO em contabilidade, ou seja, não tem registro no CRC!
não adianta CONTABILIDADE É ABSOLUTAMENTE MELHOR!

Anônimo disse...

Cada um em sua área.
Esta semana ouvi pela enésima vez aquela frase: “UM CONTADOR PODE SER ADMINISTRADOR, MAS UM ADMINISTRADOR NÃO PODE SER CONTADOR”
Desempenhar funções administrativas não é ser administrador assim como saber fazer lançamentos contábeis não é ser contador. Convenhamos que fazer um curso de contabilidade pensando em ser profissional administrativo é no mínimo desmerecer a profissão contábil.
Um Administrador tem uma função mais holística do negócio, enquanto um CONTADOR é mais específico. Porem, um depende do outro. Um administrador tem seu foco em planejamento, organização, controle, crescimento, posicionamento da empresa, marketing, produção, Recursos Humanos e financeiros. Para isso, precisa de boas informações contábeis.
Já um Contador tem sua formação e atenção voltada para os registros do dia-a-dia das empresas e, portanto, tem um profundo conhecimento da situação atual da organização.
Afirmar "UM CONTADOR PODE SER ADMINISTRADOR" é ter uma visão limitada, preconceituosa e leviana sobre as responsabilidades e o papel tanto da profissão do contador quanto do administrador. Não podemos misturar as coisas, um administrador não pode ser contador e o contador não pode ser administrador.
Um médico atende o paciente, solicita exames e informações (que são realizados por outros profissionais) e prescreve um medicamento que também foram desenvolvidos por outros profissionais. Cada um em sua área. Mas, quando temos “uma dorzinha de cabeça”, muitas vezes procuramos o farmacêutico ou o "amigo da farmácia" e pede para indicar um remédio. E até que funciona, né? Da mesma forma, podemos cometer esta confusão entre administrador e contador. O Contador, por ter um profundo conhecimento do que acontece na empresa pode até indicar alguma solução ou gerir o “status quo” durante grande parte do tempo. Em muitos casos isto se torna uma máxima dentro das empresas. Porém quando a empresa precisa inovar, renovar, desenvolver, traçar novos rumos, acaba sendo obrigada a recorrer aos consultores e "gurus" para fazer “um tal” de planejamento estratégico ou seja, contratar um ADMINISTRADOR.
Se esta máxima fosse verdadeira teríamos o SUPER PROFISSIONAL completo que tudo sabe, tudo faz, de tudo entende e não precisa de ninguém. O Contador tem reserva de mercado e toda empresa é obrigada a ter um, portanto toda empresa teria este SUPERMAN. Este cara, logicamente, garantiria o inevitável sucesso de todas as empresas e ninguém quebrava.
Administrador e Contador são profissões que se complementam e em alguns casos podem ter funções parecidas, mas o foco é diferente.

Anônimo disse...

Bom demais

Anônimo disse...

Muito bom, excelentes argumentos, concordo com todos. Todos têm um pouco de razão no que diz, mas como cada um tem seu ponto de vista concordo que um contador possa ser um administrador e um administrador não possa ser um contador. O conhecimento que hoje as faculdades nos passam pode ser adquirido através de qualquer livro bestseller ou não tanto para as ares de administração ou contabilidade onde os professores apenas demonstram os caminhos para se chegar ao conhecimento e orientando ou direcionando para uma melhor compreensão de determinado assunto. Porém para atuar como contador não adianta você possuir o conhecimento se a jurisdição não permite a sua atuação.
Sou administrador e gosto do que eu faço e com isso também concordo que uma organização não vá contratar um contador para gerenciar unidades estratégicas ou mesmo administrativas em geral sabendo que ele não teve um processo de capacitação focada nesta área de atuação.
Com isso concluo do meu ponto de vista que o contador pode ser sim um administrador e o administrador não possa ser um contador. Mas tendo em vista sua atuação de uma forma empreendora particular não tendo a formação necessária(curricular) necessária para atuar em organizações em cargos administrativos.

Anônimo disse...

Olá, sou Estudante de Administração e trabalho Na área de contabilidade de uma empresa de grande porte(contas a receber), o Administrador não pode trabalhar como um contador em seu escritório próprio, assim como o contador não pode administrar uma empresa se quer de menor porte, o contador pode se tornar um gerente ou coordenador contábil em quanto o administrador pode se tornar um gerente ou coordenador financeiro.
O CONTADOR NÃO PODE SER ADMINISTRADOR POR LEI.
Regulamento da Lei Federal nº 4769, de 09 de setembro de 1965
Da Profissão de Administrador

CAPÍTULO I - Do Administrador

Art. 1º - O desempenho das atividades de Administração, em qualquer de seus campos, constitui o objeto da profissão liberal de Administrador, de nível superior.

A falta do competente registro profissional em CRA, tornam ilegal e punível o exercício da profissão de Administrador, conforme previsão do §1º, do art. 14, da Lei nº 4.769/65 e art. 51 do Regulamento Aprovado pelo Decreto 61.934/67.

O contador não pode se registrar no CRA(Conselho Regional de Administração).
portanto se alguém administrar uma empresa sem registro, pode correr riscos de punições tanto pessoais como para a empresa.

Anônimo disse...

Eu como contador, com certeza irei puxar a sardinha pro meu lado.
Em muitos casos não só o contador pode ser administrador, como várias outras profissões podem substituir o administrador. Alguns exemplos:
RH - Psicólogo
Finanças - Contador
Produção - Engenharia de Produção
Já o contador é insubstituível.
Pode ser que eu não tenha percebido, mas nunca vi um concurso que era específico pra administrador. Geralmente nessas áreas no edital vem constando que qualquer curso superior pode fazer.

Anônimo disse...

Só não entendo uma coisa: Se a Contabilidade é muito melhor como uns disseram, porque contadores querem se meter na profissão dos outros? Se são contadores, cuidem bem da Contabilidade, não tentem ser administradores. Já firam médicos querendo manipular medicamentos?

Já convivi com Contadores fantásticos e medíocres e Gerentes Financeiros formados em Artes Plásticas, uma bizarrice sem tamanho.

Sou Administrador e já corrigi várias vezes a escrituração contábil realizada de forma errada ou que não fornecia informações necessárias à administração das empresas.

A meu ver, grande parte de certo desprestígio do Administrador passa pela omissão do CFA/CRA's e dos próprios profissionais, que aplaudem qualquer um que se meta nas áreas deles. Recentemente estão fazendo campanha para aprovação de uma nova PEC que regulamenta a profissão de Administrador e não conseguem fazer cumprir nem a lei de 1965. O RH já foi tomado pelos psicólogos; a controladoria pelos Contadores. Agora é a Produção sendo tomada pelos Engenheiros de Produção.

Ah, mas toda empresa precisa ter um contador, com reserva de mercado. Agora digo, que tipo de contador é esse que, na grande maioria das empresas, presta um serviço robótico, repetitivo e ainda dá jeitinho com caixa 2 para pagar menos impostos? Ou alguém acredita que fazendo a contabilidade de 500 empresas cobrando $ 100,00 de honorário de cada uma é ser um profissional relevante de contabilidade? Contadores precisam baixar um pouco a bola e assumir que a grande maioria são um simples "apurador de impostos".

Cleber disse...

Falta mais atuação dos Cra's em fiscalizar e punir os profissionais que exercem profissões ilegais de administrador. Por isso que muitas empresas no Brasil quebram logo no primeiro ano de existência. Um dos principais motivos? Muito contador cabeça de bagre se metendo a ser administrador! Além de praticarem contravenção penal por exercício legal da profissão, também não tem capacidade técnica pra gerir uma empresa.

Unknown disse...

Sim. Concordo.
Eu sou estudante de Administração na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
O que falta para melhorar Administração e sim de um CRF.CRA melhor que realmente trabalhe para ajudar os profissionais de Administração.
Para os Profissionais de contabilidade fica uma dica, não Sei se vocês sabem mais estamos na 4 revolução industrial.
E já tem algoritmos para substituir você, até foi lançado uma aplicativos que muitas empresas aqui no MS já tão usando se chama conta azul.
Fica a dica adm não é RH, e sim ajudar o empresas atingir o máximo de suas produções e gerar o máximo de lucro com menos custo e ainda estar preparado para probabilidade do mercado financeiro, mas como você disse que sabe ser um administrador então não preciso explicar mais nada.

Postar um comentário