A Historia do Teatro no Brasil

quarta-feira, 5 de maio de 2010

O teatro em terras brasileiras nasce em meados do século XVI como instrumento de catequese dos Jesuítas vindos de Coimbra como missionários. Era um teatro, portanto, com função religiosa e objetivos claros: evangelizar os índios e apaziguar os conflitos existentes entre eles e os colonos portugueses e espanhóis. Exemplo disso é o Auto de São Lourenço, escrito em tupi-guarani, português e espanhol.O primeiro grupo de Jesuítas que desembarcou no Brasil, foi na Bahia de Todos os Santos, em 1549, era composto por quatro religiosos da comitiva de Tomé de Sousa, entre os quais o padre Manuel da Nóbrega. O segundo grupo de missionários chegou à então Província do Brasil no dia 13 de julho de 1553, como parte da comitiva de Duarte da Costa. No grupo de quatro religiosos estava o jovem José de Anchieta então com dezenove anos de idade.
A tradição teatral jesuítica encontrou no gosto dos índios pela dança e pelo canto um solo fértil e os religiosos passaram a se valer dos hábitos e costumes dos silvícolas - máscaras, arte plumária, instrumentos musicais primitivos - para as suas produções com finalidades catequéticas.
Tematicamente, essas produções mesclavam a realidade local que era tanto de índios quanto dos colonos com narrativas que contava a vidas dos santos. Como toda espécie de dominação cultural prescinde um conhecimento da cultura do dominado, o Padre Anchieta seguiu o preceito da Companhia de Jesus que determinava ao jesuíta o aprendizado da língua tupi, assim, foi incumbido de organizar uma gramática da língua , o que ele fez com sucesso.

• Teatro ( Segundo o dicionário )
[Do grego théatron, ‘lugar aonde se vai para ver’, pelo latim. theatru.]
• Edifício onde se representam obras dramáticas, óperas, etc.
• A arte de representar; o palco.
• Coleção das obras dramáticas de um autor, época ou nação.
• Lugar onde se passa algum acontecimento memorável; palco.
• Como eram os espetáculos na época:
Os espetáculos tinham como elenco os índios catequizados e eram apresentados, na maioria das vezes ao ar livre – algumas delas tendo a selva por cenário; ao estilo do teatro medieval.

• Principais peças da época
O ator João Caetano formou, em 1833, uma companhia brasileira. Seu nome está vinculado a dois acontecimentos fundamentais da história da dramaturgia nacional: a estréia, em 13 de março de 1838, da peça Antônio José ou O Poeta e a Inquisição, de autoria de Gonçalves de Magalhães, a primeira tragédia escrita por um brasileiro e a única de assunto nacional; e, em 4 de outubro de 1838, a estréia da peça O Juiz de Paz na Roça, de autoria de Martins Pena, chamado na época de o "Molière brasileiro", que abriu o filão da comédia de costumes, o gênero mais característico da tradição cênica brasileira.
De todos, o espetáculo mais grandioso foi do "Auto das Onze Mil Virgens", em maio de 1583, em honra aos padres Cardim e Gouveia e que contou com a participação de todo o povo da Bahia. Este auto, que era uma tragicomédia inspirada na vida de Santa Úrsula e na lenda das onze mil virgens, foi representada cinco vezes entre os anos de 1582 e 1605.

Gonçalves de Magalhães, ao voltar da Europa em 1867, introduziu no Brasil a influência romântica, que iria nortear escritores, poetas e dramaturgos. Gonçalves Dias (poeta romântico) é um dos mais representativos autores dessa época, e sua peça Leonor de Mendonça teve altos méritos, sendo até hoje representada. Alguns romancistas, como Machado de Assis, Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar, e poetas como Álvares de Azevedo e Castro Alves, também escreveram peças teatrais no século XIX.

O século XX despontou com um sólido teatro de variedades as companhias estrangeiras continuavam a vir ao Brasil, com suas encenações trágicas e suas óperas bem ao gosto refinado da burguesia.

Nasce o teatro moderno
Os ecos da modernidade chegaram ao teatro brasileiro na obra de Oswald de Andrade, produzida toda na década de 1930, com destaque para O Rei da Vela, só encenada na década de 1960 por José Celso Martinez Corrêa. É a partir da encenação de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, que nasce o moderno teatro brasileiro, não somente do ponto-de-vista da dramaturgia, mas também da encenação.

Inesperado
Quando tudo parecia ir bem com o teatro brasileiro, a ditadura militar veio impor a censura prévia a autores e encenadores, levando o teatro a um retrocesso produtivo.
Com o fim do regime militar, no início da década de 1980, o teatro tentou recobrar seus rumos e estabelecer novas diretrizes. Surgiram grupos e movimentos de estímulo a uma nova dramaturgia.
Principais grupos de teatro e companhias da década de 40.
Surgiram grupos e companhias estáveis de repertório. Os mais significativos, a partir da década de 1940, foram: Os Comediantes, o TBC, o Teatro Oficina, o Teatro de Arena, o Teatro dos Sete, a Companhia Celi-Autran-Carrero, entre outros.

Teatro Amazonas


O Teatro Amazonas o primeiro teatro brasileiro, surgiu, no papel, em 1881, mas só no final de 1884, foram iniciadas as obras de alicerce da edificação. Por conta de desentendimentos em relação aos contratos de construção, a obra ficou paralisada e somente em 31 de dezembro de 1896, o Teatro Amazonas foi inaugurado.A estrutura do Teatro Amazonas é majestosa e impressionante.
As formas curvilíneas e vazadas identificam a tendência eclética da arquitetura da época. Destaque para a riqueza dos arcos, pilares, pilastras com capitéis e estátuas, que complementam a proeza arquitetônica desta obra.
Quase todos os materiais utilizados na construção do primeiro teatro do Brasil vieram da Europa. A cobertura do Teatro Amazonas foi feita com telhas fabricadas sob encomenda, originárias da Alsácia. São mais ou menos 60.000 peças vitrificadas, com as cores da Bandeira Nacional, cujo brilho colorido pode ser visto de vários pontos da cidade.
A obra assinada pelo arquiteto Crispim do Amaral, que retrata o encontro das águas dos rios Negro e Solimões.
O Teatro Amazonas é, sem dúvida, o mais importante prédio da cidade, não somente pelo seu inestimável valor arquitetônico, mas principalmente pela sua importância histórica, uma prova viva da prosperidade e riqueza vividas na fase áurea da borracha.
Confira imagens que detalham o Teatro Amazonas...

TEATRO AMAZONAS


















O Teatro Amazonas é, sem dúvida, o mais importante prédio da cidade, não somente pelo seu inestimável valor arquitetônico, mas principalmente pela sua importância histórica, uma prova viva da prosperidade e riqueza vividas na fase áurea da borracha.




História


Alunos:
Anderson e Ruth Patrícia

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_do_Brasil
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.maisacao.net/blog/wp-content/uploads/2008/03/teatro_amazonas_brasil_especialteatro_fotoblogmaisacao2703.jpg&imgrefurl=http://www.maisacao.net/blog/category/especial-de-teatro/&usg=__UnDvzKhAO4kT6j6FKIUGxA5kMYY=&h=301&w=400&sz=94&hl=pt-BR&start=1&um=1&itbs=1&tbnid=nRlP2uTz0bXmhM:&tbnh=93&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dteatros%2Bdo%2Bbrasil%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26tbs%3Disch:1

0 comentários:

Postar um comentário