Neste segundo dia de fórum,tivemos a mesa redonda com os seguintes profissionais:
Paulo Cesar (Coordenador do Curso de Tecnologia da Informação do Senac – São Paulo);
Mario Cesar (Administrador do Senac – São Paulo);
Hugo Magalhães (Docente do Senac – São Paulo na área de hotelaria);
Marcos Camargo (Docente de Logística do Senac -São Paulo),
Onde eles exemplificaram o dia a dia de cada profissão.
Mostraram as habilidades e dificuldades que o profissionais da área enfrentam em sua rotina diária.
Logística
Definição:Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos.
Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área.
Com o desenvolvimento do capitalismo mundial, sobretudo a partir da Revolução Industrial, a logística tornou-se cada vez mais importante para as empresas num mercado competitivo. Isto ocorreu, pois a quantidade de mercadorias produzidas e consumidas aumentou muito, assim como o comércio mundial.
Nos dias de hoje, com a globalização da economia, os conhecimentos de logística são de fundamental importância para as empresas.
Atualmente, existem cursos universitários destinados exclusivamente ao estudo da logística. Os profissionais desta área são muito requisitados por empresas, principalmente as de grande porte e multinacionais.
Definição para Administração
Administração é o ato ou processo de gerir, reger ou governar negócios públicos ou particulares. A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para algo) e minister (pessoas), e designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. É utilizada em especial em áreas com corpos dirigentes poderosos , como por exemplo no mundo empresarial (administração de empresas) e em entidades dependentes dos governos (administração pública). Outro sentido da palavra refere-se à administração (ou seja, à oferta) de sacramentos, de justiça, medicamentos etc. Gestão passou a significar de forma mais comum a interferência direta dos gestores nos sistemas e procedimentos empresariais. Em Contabilidade, por exemplo, podem ser observados dois tipo de gestores: aqueles que observam os preceitos científicos da matéria ou interferem ao fim do sistema (output). E aqueles que interferem em qualquer fase do sistema (input, processamento, output). Isto significa que tais processos são efetivados pelo poder de liderança enfocado por cada um.
O Bacharel de Turismo e Hotelaria é o profissional responsável por administrar, trabalhar e prestar consultoria especializada para estabelecimentos turísticos tais como hotéis, hospedarias, pousadas, resorts, spas e restaurantes.
Cabe ao profissional de hotelaria dirigir e organizar tais estabelecimentos coordenando alimentação, acomodação, segurança, funcionários e também as opções de entretenimento dos hospedes e clientes.
Caso o profissional tenha um perfil mais gerencial e de liderança pode atuar também negociando com fornecedores e autoridades locais para organizar e tirar um melhor proveito da atividade turística, organizando eventos, palestras e exposições.
O Curso de Hotelaria e Turismo
O inicio do curso em hotelaria e turismo é bastante teórico, o aluno estudando principalmente os fundamentos de administração, contabilidade, marketing e também idiomas ( principalmente inglês e espanhol ). A partir do segundo ano o curso já começar a se encaminhar por um caminho mais prático o aluno também estudando direito, gestão prática e fundamentos de hotelaria em si.
Entre os principais fundamentos de hotelaria estudados, temos: logística geral, recepção, gestão de alimentos e bebidas, manutenção física e recreação.
É altamente recomendável o aluno fazer um curso de idiomas extra para melhorar e aperfeiçoar a sua qualificação. Também é necessário ter noções ao menos básicas de inglês para se iniciar o curso de hotelaria e turismo.
• Contabilidade Básica
• Administração de Recursos Humanos
• Inglês
• Gestão Geral
• Governança
• Fundamentos da Hotelaria e Hospedagem
• Administração de Patrimônio
• Planejamento Logístico
• Psicologia Fundamental
• Fundamentos do Marketing
Profissão de Hotelaria e Turismo: Pontos Positivos
O Brasil levando em conta seu tamanho e potencial turístico ainda é um pais subexplorado no que diz respeito ao turismo. A cada mês dezenas de novos hotéis estão sendo abertos por todo o território ( principalmente nas praias do Nordeste e nas regiões frias do Sul ) e a carência de profissionais especializados em hotelaria e turismo é muito grande.
Há também uma grande procura por profissionais especializados na gestão e organização de grandes eventos tais como convenções, exposições e feiras, em especial feiras agropecuárias no interior do Brasil.
Profissão de Hotelaria e Turismo: Pontos Negativos
O principal ponto negativo da carreira em hotelaria e turismo é a necessidade de dominar e ser fluente em idiomas. Dominar o Inglês é pré-requisito, dominar o Espanhol é bem interessante e dominar uma terceira língua pode fazer toda a diferença.
Do ponto de vista pessoal, quem não tiver um perfil calmo, facilidade de adaptação e sociabilidade deve fugir da carreira de hotelaria, já que o contato humano direto é inevitável.
O que é Tecnologia da Informação?
O Especialista SEED e consultor da Tecnologia de Informação da Schlumberger Claude Baudoin responde:
Esta é uma pergunta muito boa, pois muitos funcionários qualificados, cujo trabalho está relacionado com computadores, passam horas debatendo sobre o que é Tecnologia da Informação e o que não é. Parece que cada pessoa tem a sua própria definição. Imagino que se eu perguntasse a dez especialistas de TI, eu teria, pelo menos, dez respostas diferentes! Então, eu vou dar a minha definição, ainda que outras pessoas possam não concordar comigo:
A Tecnologia da Informação (TI) consiste em todas as “coisas” baseadas em computadores e que nos permite registrar, comunicar e obter resultados a partir de uma informação. A TI compreende:
- computadores (incluindo seus componentes, como por exemplo discos e telas)
- softwares rodados em computadores
- a rede pela qual esses computadores "conversam" entre si
- a segurança que (às vezes) previne que esses computadores sejam invadidos por vírus e que controla o acesso somente de pessoas autorizadas à informação pertencente a eles
Os computadores evoluíram muito ao longo do tempo, de modo que atualmente a TI abrange muitas coisas que, há cinco ou dez anos, as pessoas não pensavam que poderiam ser definidas como “Tecnologia da Informação”. Por exemplo:
- a internet
- os telefones celulares pelos quais você pode enviar/receber mensagens de texto
- aparelhos nos automóveis que mostram onde você está, recebendo informações através de um satélite
A TI é uma das áreas da ciência e tecnologia que atualmente mais se transformam. Você pode estudar ou praticar TI sem ter equipamentos muito caros (comparando, por exemplo, ao custo de um projeto químico de uma Indústria Química!!). Assim, é possível que as pessoas, em muitos países desenvolvidos, consigam trabalhos relacionados à TI e que as empresas de TE vendam seus trabalhos para outros países.
Eu apoiaria qualquer pessoa que esteja interessada pela TI a tomar essa direção ainda mesmo no Ensino Médio, dando o seu melhor na Matemática, que ajudará bastante.
http://www.seed.slb.com/v2/FAQView.cfm?ID=548&Language=PT
0 comentários:
Postar um comentário